As antigas oficinas da RFFSA no Bairro Km 3, em Santa Maria, serão recuperadas.
Trânsito do viaduto da Uglione será liberado em mão dupla nas próximas semanas
Patrimônio histórico do município, o espaço está fechado desde o encerramento das atividades da Santa Fé Vagões, que funcionou no local entre 2005 e 2011. A fábrica chegou a ter 70 empregados e produzia vagões graneleiros - que transportam grãos. A Santa Fé foi uma tentativa de dar utilidade aos pavilhões. Para isso, a América Latina Logística (ALL), então responsável pela ferrovia, associou-se a uma empresa indiana com experiência no ramo.
Os pavilhões do Km 3 foram construídos na década de 1920, junto à linha que ligava Santa Maria a Porto Alegre e, por décadas, deram apoio à ferrovia. No local, eram consertados os trens que cruzavam pelo centro do Estado. Havia oficinas semelhantes também em outras cidades, como Rio Grande, ponto final da linha férrea.
Atualmente, a ferrovia é mantida pela Rumo, do Paraná. A empresa confirma a recuperação total dos velhos armazéns do Km 3. O projeto está em fase de avaliação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), já que são tombados pelo patrimônio municipal. A proposta prevê recuperação do telhado, troca de vidros e pintura, entre outras ações.
A Rumo não informou o valor do investimento nem se pretende utilizar as oficinas para alguma atividade ligada à malha ferroviária.
*Colunista interino
*Colaborou Rafael Favero